E ao promover os estudos para alguns jovens exemplares estaríamos ajudando a mudar toda uma comunidade? Veja como você pode fazer a diferença.

Quem Somos

O Projeto Alagados (TAP) visa atenuar os efeitos da pobreza, da falta de estudos e da imobilidade social dos residentes do bairro de Alagados e de outras áreas pobres de Salvador e arredores, no Brasil. O bairro de Alagados é marcado pela pobreza, deterioração ecológica e social, bem como pela falta de oportunidades de melhoramento, principalmente para os jovens. Para tanto, o TAP fornece assistência financeira e outras oportunidades para que os jovens motivados e habilitados possam estudar e ter outras experiências de aprendizado necessárias para superarem os efeitos do ambiente em que vivem.

O Que Fazemos

Mesmo em países ricos, como os Estados Unidos, nenhum outro predicado socioeconômico caracteriza tanto um indivíduo na sociedade quanto um diploma universitário. Essa distinção é ainda mais marcante em um país como o Brasil, onde a distribuição da riqueza é uma das mais desiguais do mundo, e a pobreza afeta mais de 50% da população. 

O Projeto Alagados oferece oportunidades de estudos para jovens carentes da cidade de Salvador. O TAP, especificamente, oferece bolsa integral de estudos e uma modesta verba para cobrir o custo do material escolar e transporte para um pequeno número de estudantes (de 1 a 3 por ano é o ideal) para que frequentem uma das três universidades credenciadas de Salvador. Visamos manter uma distribuição igual de bolsas entre os sexos, e ampliar o acesso às oportunidades de estudo principalmente para as jovens da comunidade. Todos que recebem nossas bolsas de estudos são os primeiros da família a cursar uma faculdade, seus pais sendo geralmente semialfabetizados.

O TAP adota um processo rigoroso de seleção dos estudantes que participam do programa. Os ganhadores da Bolsa de Estudos TAP são escolhidos por recomendação de uma equipe de líderes de ONG, educadores, advogados, ativistas comunitários e orientadores de jovens.

O Programa de Bolsa de Estudos do Projeto Alagados concede as bolsas a jovens que vivem em circunstâncias extremamente difíceis e que demonstram forte vontade de cursar uma faculdade, que tenham potencial elevado de liderança, e um compromisso significativo com o serviço comunitário.

Os bolsistas são selecionados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Empenho e vontade de obter um diploma de nível superior, comprovados por sua capacidade de passar no vestibular.
  2. Excepcional atitude de liderança, manifesto interesse em retribuir para a comunidade e em disseminar seus conhecimentos.
  3. Indisponibilidade de recursos financeiros e/ou acesso adequados à educação superior de qualidade no seu país.

O Conselho Consultivo do Projeto Alagados avalia cada candidato de acordo com os critérios acima.

Retorno do Investimento

Além de cumprirem a parte acadêmica exigida pelo Programa de Bolsa de Estudos, os bolsistas desenvolvem um projeto de serviço comunitário em seu campo de estudos para a comunidade onde moram, como forma de garantir um retorno do investimento em sua educação. Isso também os capacita como futuros fomentadores da mudança em suas próprias comunidades.